segunda-feira, 14 de janeiro de 2013





       “O meu primeiro Fernando Pessoa” –
     Livro explorado pelos alunos do 4º ano,
      no âmbito do Plano Nacional da Leitura

  
Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa, a 13 de junho, dia de Santo António, no ano de 1888. Escreveu o seu primeiro poema aos 7 anos de idade e dedicou-o à sua mãe:                                            

      À minha querida mãe

     Eis-me aqui em Portugal
     Nas terras onde eu nasci
     Por muito que goste delas, 
    Ainda gosto mais de ti.

   Depois da morte do seu pai, foi viver para África do Sul com a sua mãe e o seu padrasto. Estudou em Durban, uma cidade de África do Sul. Nos Açores, fez com o seu primo, o jornal “A Batalha”. Para escrever os seus poemas criou vários heterónimos: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis.    Numa das viagens de África a Lisboa escreveu o grande poema “Ode Marítima.” Para publicar os livros que mais gostava tinha a sua editora, a “Íbis”. Fez a revista “O Orpheu”. Para ganhar a vida, Fernando Pessoa fazia traduções e escrevia cartas em inglês. Depois de regressar de África, foi morar com a sua mãe e irmã para o Campo de Ourique. Não escrevia só poemas em português, também escrevia em inglês e francês.
  Adorava a Natureza, as crianças, as flores e os sonhos... e tinha muitos amigos imaginários. 
  Fernando Pessoa foi poeta, escritor e filósofo e é considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa e da literatura universal muitas vezes comparado a Luís de Camões.

Sem comentários:

Enviar um comentário